terça-feira, 7 de abril de 2009


Dicas para a decoração do quarto do bebê



O local que o bebê irá dormir é uma das primeiras questões ao constatar a gravidez.Definido o quarto, inicia-se um período de sonhos, com escolha de cores, temas e enfeites, que se concretizam na decoração do quarto.
O diferencial da decoração estará no tema escolhido pelos pais. A gama no mercado é muito grande: para meninas, temas como jardim com flores, borboletas, abelhinhas, anjinhos são bem aceitos. Já para meninos, temas como peixes, cachorrinhos, zoológico e carneirinho são opções para quem quer fazer diferente. Ursinhos sempre são clássicos e combinam tanto para meninas quanto para meninos.
Alguns aspectos práticos e de segurança devem ser sempre considerados. O quarto do bebê deve receber luz solar e ser arejado e limpo diariamente sem utilizar produtos com odores fortes. O piso deve ser liso e de fácil limpeza. Se possível evite carpetes, tapetes e cortinas que acumulam pó.
O berço deve ter espaço entre as grades de 6 cm. Quando as grades são espaçadas, o bebê pode colocar a cabeça entre as mesmas e ocorrer um acidente. Mantenha sempre as grades elevadas e travadas. A altura do estrado deve ser regulável. O bebê logo aprende a sair do berço, portanto lembre-se de abaixar a altura do estrado à medida que o bebê cresce.
Observe se arranhando o berço a tinta pode ser removida. Os bebês adoram morder a grade do berço e muitas tintas contem substâncias tóxicas e representam um risco de envenenamento.
É indicado evitar coloca-lo perto de janelas, devido às correntes de ar que podem atingi-lo. Também é bom que os pais de preocupem com a iluminação, tanto durante o dia quanto durante a noite – uma boa dica é um abajur para as trocas noturnas. Não coloque o berço encostado na janela ou no trocador. Quando o bebê cresce, ele procura explorar o ambiente, utilizando outros móveis como "escadinha". Utiliza protetor de colchão de tecido ao invés de plástico. Se existir plástico revestindo o colchão, retire-o para evitar sufocamento.Evite manter no berço bichos de pelúcias e outros brinquedos para evitar acidentes. Não utilize edredons, sacos de dormir, peles, mantas pesadas e travesseiros de adulto macios pois há risco de sufocar o bebê.
Em relação ao trocador, este deve ter altura adequada. Não deixe o bebê sozinho no trocador pois há risco de cair. Se utilizar garrafa térmica com água morna para as trocas de fralda, não a deixe sobre o trocador. Se a térmica cair, o conteúdo derramado pode assustar ou queimar o bebê se a água estiver muito quente.
O carrinho deve ter bases firmes e manter estabilidade caso algum adulto esbarre abruptamente (sem risco de cair).Os brinquedos devem despertar a atenção e o interesse do seu filho e apropriados para a idade. Inicialmente um ou dois objetos com cores contrastantes devem ser colocados em um local onde o bebê possa observar. Verifique se há possibilidade de desprendimento de peças pequenas e se há partes com bordas cortantes ou ásperas. Os bebês costumam levar os brinquedos à boca e há risco de sufocação. Os bebês também apreciam períodos de música suave. Avalie a necessidade de grades e redes de proteção na janela do quarto e da casa.
As cores usadas nas paredes e móveis devem estar em harmonia. Tons pastéis e cores claras são indicadas, pois acalmam o bebê. Mas os pais não devem se esquecer de colocar também alguns objetos de cores fortes para chamar a atenção. Tons de lilás, creme, verde e salmão são opções para quem quer fugir do tradicional branco, azul e rosa. Hoje em dia, cores muito em uso são as cítricas, como o laranja e o verde pistache.



Nenhum comentário: